Festival será realizado de 28 de julho a 10 de agosto e exibe produções italianas em mais de 15 cidades do País; entre elas, estão São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Salvador.

Em sua  9ª edição no Brasil , o festival traz oito filmes em pré-estreia nacional e revela mais uma vez o vigor da produção atual do cinema italiano, com uma seleção de filmes provenientes dos principais festivais internacionais e alguns dos maiores sucessos de bilheteria na Itália. 

O Festival apresenta a premiére de “ENNIO, O MAESTRO”, de Giuseppe Tornatore, que homenageia o mestre Ennio Morricone, e contará com a participação especial de Marco Morricone, filho do homenageado, em um bate-papo online sobre o filme.

No ano de seu centenário, Pier Paolo Pasolini ganha homenagem com a exibição de MAMMA ROMA, clássico neorrealista com Anna Magnani.

Seleção também traz IL BUCO, projeto ousado de Michelangelo Frammartino, que recebeu o Prêmio do Júri no Festival de Veneza 2021. LEONORA, ADEUS, o mais recente filme de Paolo Taviani, dedicado ao irmão Vittorio Taviani, concorreu ao Urso de Ouro do Festival de Berlim 2022.

A comédia GUIA ROMÂNTICO PARA LUGARES PERDIDOS, de Giorgia Farina, traz Clive Owen e Jasmine Trinca em um insólito road movie sobre duas almas atormentadas que embarcam juntas numa viagem entre ruas, silêncios e emoções. Filme de abertura do Festival de Veneza 2021, LAÇOS, de Daniele Luchetti, destaca Alba Rohrwacher, Luigi Lo Cascio e Laura Morante.

Premiado com o Leoncino D’Oro no Festival de Veneza, FREAKS OUT conta a saga de uma trupe de circo que, em plena Segunda Guerra, usa seus superpoderes para lutar contra os nazistas. O filme revela mais uma vez o talento de Gabriele Mainetti para contar histórias de heróis.

O festival é realizado  pela Associação Il Sorpasso / Risi Film Brasil com o apoio dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e Rio de Janeiro e da Embaixada da Itália, do MIBACT e da Cinecittà, com organização Logística – BonFilm.
 
O 8 ½ Festa do Cinema Italiano é um evento organizado no Brasil pela Associação Il Sorpasso e Risi Film Brasil e com apoios e promoção dos Institutos Italianos de Cultura do Rio de Janeiro e de São Paulo, com o suporte institucional da rede diplomático-consular italiana no Brasil, além da organização logística da Bonfilm.

Além dos parceiros institucionais, desde 2020, o evento é realizado com o patrocínio principal da Generali Seguros, primeira seguradora estrangeira a chegar ao Brasil, há 97 anos. A Generali Seguros integra o Grupo Generali, maior companhia de seguros da Itália e uma das maiores da Europa, presente em cerca de 50 países. 

Em 2022, o Festival também conta com os parceiros de mídia Folha de São Paulo, Papo de Cinema e Comunità Italiana.

Publicações recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

46  +    =  48