Crítica: DNA

A cineasta aproxima-se da filmografia de Xavier Dolan, David O. Russell e outros artistas para quem o prazer da mise en scène se encontra no embate, e quanto mais choque, melhor. Fonte: Bruno Carmelo – Papo de Cinema Em sua trajetória como diretora, Maïwenn tem se dedicado à arte do conflito. A cineasta concebe a […]

Crítica: Funcionário do mês

Fonte: Leonardo Ribeiro – Papo de Cinema Ainda que não possua mais a mesma força, ou relevância, de seu auge – ocorrido entre as décadas de 1950 e 1970, quando cineastas como Mario Monicelli, Dino Risi e Luigi Comencini passavam por seu período criativo mais intenso – a comédia continua sendo um gênero de grande […]

Crítica: “No Ritmo no Coração” traz importantes lições sobre inclusão

Fonte: Giullia Gusman – Pop Cultura Como introduzir o assunto da surdez através da música? Pode parecer uma tarefa bem difícil, ainda mais se tratando do audiovisual, mas No Ritmo do Coração faz isso de forma magistral, com a didática e a sutileza que o assunto merece. Em inglês, o título da produção é CODA, […]

Crítica: Clint Eastwood acerta (mais) contas com sua história em Cry Macho

Diretor flerta com o fan service e volta a viver caubói em falso filme de escapada Fonte: Marcelo Hessel – Omelete Desde sempre um individualista, Clint Eastwood começou a dirigir filmes nos anos 1970 para que pudesse ter mais controle criativo sobre as produções que estrelava. Neste 2021 completam-se 50 anos que ele dirige a […]

Crítica: Meu Fim. Seu Começo.

Fonte: Bruno Carmelo – Papo de Cinema Em termos de gênero, Meu Fim. Seu Começo (2019) se inscreve na tragédia. O filme parte da morte brutal durante um assalto, interrompendo a história de amor entre dois jovens, para chegar a uma criança com leucemia, outro casal se separando e um professor universitário com graves crises […]

Crítica: Filho-Mãe

Fonte: Vitor Velloso – Vertentes do Cinema “Filho-Mãe” chega ao Reserva Imovision avisando aos espectadores que carreguem um lenço durante a projeção. O drama de Mahnaz Mohammadi traz Leila (Raha Khodayari) como protagonista, em meio a uma série de repressões que vão da exploração de trabalho ao machismo. O cotidiano se torna a nota principal […]

Crítica: DNA (2020): o que define as origens de uma família?

Uma belíssima história sobre como o DNA pode ou não fazer parte do que define uma família, e como as escolhas sobre isso estão sempre envolvidas em belas reflexões. Fonte: Denis Le Senechal Klimiuc – Cinema com Rapadura Quando o patriarca de uma família francesa morre, sua vida inteira parece despedaçar-se diante dos membros que […]

Crítica: ‘De Volta para Casa’ é drama potente, mas sem sensibilidade

Fonte: Matheus Mans – Esquina da Cultura O filme De Volta para Casa é daquelas produções que sabemos bem o que vamos encontrar pela frente. Dirigido e roteirizado por Wayne Wang, o mesmo nome por trás de Cortina de Fumaça e Encontro de Amor, o longa-metragem conta a história de um rapaz coreano-americano faz o […]

Crítica: Nunca Mais Nevará

O diretor Michal Englert conta que se inspirou num personagem real para elaborar o roteiro Fonte: João Lanari Bo – Vertentes do Cinema “Nunca Mais Nevará”, dirigido pela dupla polonesa Malgorzata Szumowska e Michal Englert em 2020, parece basear sua estratégia narrativa em falsas pistas: a pista da espiritualidade, máxima do cinema de Andrei Tarkovsky, […]

Crítica: O Bom Doutor – Às Vésperas do Fim

Fonte: Jorge Cruz Jr. – Apostila de Cinema Seguindo o caminho tradicional das comédias francesas de buscar nas relações sociais atuais argumentos para seus filmes, “O Bom Doutor” é mais um exemplo do audiovisual contemporâneo que nos faz refletir sobre o combo de ideias envolvendo empreendedorismo, meritocracia, produtividade e o contexto do fim do emprego […]

Crítica: Cidadãos do Mundo

Fonte: Francisco Carbone – Cenas de Cinema A crise econômica não afetou apenas os EUA e o Brasil, e a recessão ainda não foi completamente detalhada em países da Europa como no cinema americano contemporâneo, que vê o seu cinema indie tratar do assunto com muita frequência. Ainda que na zona da comédia, Cidadãos do […]

Crítica: Drama envolvente traz final enigmático e bastante inesperado no Nunca Mais Nevará

Fonte: Raphael Camacho – Cine POP Como posso sentir o desconforto de terras estrangeiras se nem sequer lembro da minha? Indicado ao Leão de Ouro no Festival de Veneza do ano passado, o longa-metragem polonês Nunca Mais Nevará (Sniegu juz nigdy nie bedzie, no original) é um drama envolvente onde sabemos mais pelo buraco da […]