Banner Filme
  • 08 de Junho de 1970
  • Belford Roxo, Rio de Janeiro, Brasil
  • Male
  • Brasileiro

Seu Jorge

Biografia

Jorge Mário da Silva, Ator, Produtor, Produtor Associado. Ganhou o apelido do amigo Marcelo Yuka, na época baterista do grupo O Rappa. Carioca, flamenguista, devoto de São Jorge e filho de Ogum.

Jorge cresceu protegido, ajudando a mãe a tomar conta dos três irmãos mais novos. Foi educado, fazia direitinho as lições da escola, mas inteirou-se, desde cedo, do significado do que era ser adulto. Aos 10 anos foi iniciado em seu primeiro ofício: borracheiro. Ganhava pouco e ainda sobrava um para pagar, do próprio bolso, o bilhete do cinema. Estufava o peito e entrava de cabeça erguida no Big ou no Riviera, as duas salas de Belford Roxo.

Aos 10 anos já havia decidido: queria ser músico e cantar. Poder um dia gravar, por exemplo, com Carlos Dafé, um mito de sua infância, que conheceu na casa da tia, mãe do também sambista Dudu Nobre.

Vitório, o irmão do meio, morreu assassinado em uma chacina na padaria do bairro. A família se desestruturou e Jorge foi parar na rua. Vagou durante três anos sem ter onde morar.

Foi convidado pelo clarinetista Paulo Moura e por Gabriel Moura a fazer teste de voz para uma peça musical. Encenou mais de 20 peças com a companhia TUERJ (Teatro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e aprendeu vários novos ofícios: expressão corporal, cenografia, iluminação, cenotecnia, produção musical. Ainda conseguiu um canto para dormir e multiplicou amizades: integravam a companhia os atores Anselmo Vasconcellos, Antônio Pedro e Scarlet Moon, entre outros.

Criou a banda Farofa Carioca. Participavam dos shows atores, bailarinos, trapezistas, malabaristas. Lançou em 1998 o cd Moro no Brasil.

Compôs para as trilhas sonoras dos longa-metragens "Amores Possíveis", de Sandra Werneck, e "A Partilha", de Daniel Filho.

Foram colocadas várias músicas do David Bowie na trilha sonora de "A Vida Marinha de Steve Zissou". Seu Jorge traduziu as músicas para o português e canta algumas delas ao longo do filme.

Filmografia

Nome do Filme Data de Lançamento
Abe 1 de January de 1970
Marighella 22 de October de 2021